Infraestrutura

VPN: IPSec Mikrotik

Imagina que para atravessar de um canto a outro de uma cidade ou país , você tivesse a opção de driblar os engarrafamentos, trânsitos, sinais, ou paradas obrigatórias , estando em posse de algo que levaria você até o destino desejado eliminando lentidões no tráfego e aumentando a velocidade de ir e vir?

Publicado

em

Rede virtual privada (Virtual Private Network). VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados.

VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confiabilidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas pelo usuário.

Protocolos de criptografia

Alguns desses protocolos que são normalmente aplicados em uma VPN são: L2TP, L2F, PPTP e o IPSec.

Quando adequadamente implantados , estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

Deve ser notado que a escolha, implantação e uso desses protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras são distribuídas no mercado.

Por essa razão, adverte-se aos usuários para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs.

Funcionamento da VPN

Quando uma rede quer enviar dados para a outra rede através da VPN, um protocolo por exemplo, IPSec, faz o encapsulamento do quadro normal com o cabeçalho atribuído ao Roteador, um cabeçalho do tipo AH, que é o cabeçalho de autenticação e o cabeçalho ESP, que é o cabeçalho que provê integridade, autenticação e criptografia à área de dados do pacote.

Quando esses dados encapsulados chegarem á outra extremidade, é feito o desencapsulamento do IPSec e os dados são encaminhados ao referido destino da rede local.

EM ALTA

Sair da versão mobile