Geral
Anatel Proíbe Flipper Zero no Brasil
A agencia nacional de telecomunicações (Anatel) está barrando a entrada do dispositivo de teste de segurança que recém chegou no mercado chamado de Flipper Zero .
O objetivo do dispositivo
O Flipper Zero , é um disponível com o tamanho parecido com a de um antigo mp3 player porém , com uma capacidade bem maior que seu tamanho físico .
O objetivo do Flipper Zero é facilitar de maneira portátil a prática de testes de segurança cibernética em sistemas que podem ou não ser vulneráveis a invasões .
Embora seja recomendado para testes de segurança cibernética, o aparelho tem sido usado em práticas ilícitas, como destravar portas de carros, garagens e assim por diante.
Qual a capacidade dele ?
O Flipper Zero consiste em uma pequena estrutura, com uma tela monocromática de 128 x 64 pixels e um botão para controle de funções. Ele pode emular RFID e clonar comunicações de rádio, NFC, Bluetooth e sinais infravermelhos.
Um dos principais objetivos do dispositivo é a realização de testes de penetração para identificar vulnerabilidades em redes, além de ser utilizado em pesquisas de segurança e desenvolvimento de protocolos.
Decisão criticada
A decisão da Anatel de proibir o equipamento no Brasil foi muito criticada pela organização americana EFF, de defesa dos direitos digitais, Entretanto, a Anatel reforça que o equipamento tem sido usa da forma errada por hackers maliciosos.
De vez em quando um novo vídeo surge na internet onde mostra uma pessoa usando o Flipper Zero para acionar campainhas e destravar portas com chave digital.